A bênção, Mário…

E lá estávamos nós, na casa dele, sem saber exatamente por onde começar. Mário de Andrade nos acolhia em seu charmoso sobrado da rua Lopes Chaves, no tradicional bairro da Barra Funda, que guarda sua alma impregnada nas paredes, nas janelas, nos porões. E nos inspirava a arroubos poéticos, tais como as transgressões da Semana de Arte Moderna, tão cheia de significados e sentidos

_EVE0817  

Era para ser um curso básico de fotografia, com foco na construção de narrativas cotidianas, para que uma coleção de cliques pudesse oferecer uma leitura, a um tempo mais linear e ao gosto popular, àqueles que, espontaneamente, os apreciam – amigos, familiares ou mesmo simples conhecidos. Mas, deparamos com fotógrafos experientes, com olhares afiados, dispostos a grandes desafios. Assim, tratamos de explorar esses talentos.

Oficina _Fotorreportagem

Quer nas redes sociais ou em composições autorais, portfólios pessoais ou simplesmente pelo prazer de registrar fatos do cotidiano, acreditamos que o formato fotorreportagem se ajustava como uma luva à nossa proposta. Do registro nu e cru, passando pelo flagrante e pelos devaneios e sentimentalismos das crônicas, cabe tudo nesse gênero jornalístico.

page1a

Neste momento em que a síntese é a tônica principal da informação, a fotografia alcança expressão ainda maior como instrumento de compartilhamento de ideias. Se, de fato, uma imagem vale mais que mil palavras, o recorte fiel, instantâneo, que perpetua um momento através do olhar de seu autor, é algo de grande valor. Aproveitamos a oportunidade única para revelar cada um deles a partir de um enfoque multimidiático. Mas isso já é outra história…

Fotomontagens: Regina Azevedo, a partir de fotos dos  fottorrepórteres. Fotos: Everaldo Acerbi e Flavia Aquelino. Texto: Regina Azevedo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s