Mário, o diário e um toró de ideias

O desafio estava lançado. Já não se tratava de uma produção “caseira”, mas de um fazer fotográfico que se pudesse dizer jornalístico. Por onde começar? O que fazer? Orçamento? Zero. Prazo? 18 horas, divididas em seis encontros bissemanais.

DSCF3863

Um breve brainstorming apontou as diretrizes fundamentais. Como toda edição que se preza, houve a necessidade de definir-se com urgência o veículo para divulgação. Em vista dos escassos recursos, optou-se por mídias gratuitas. Ficou acertado que construiríamos um blog, uma plataforma interativa para a divulgação do projeto e um livro eletrônico.

making of Gustavo (4)

Passou-se à pauta: o que reportar? Nossos fotorrepórteres representavam experiências acadêmicas e profissionais diversas: havia jornalista, antropóloga, mecânico, publicitário, administrador de empresas, assessor de imprensa. Uns gostavam de gente, outros de construções. Uns se interessavam por arte urbana, outros por comportamento. Assim, ficou decidido que o foco seria a Casa Mário de Andrade, que abrigava a Oficina, e seu entorno, englobando arquitetura, personagens e curiosidades acerca da vizinhança.

nat janela

O formato blog nos inspirou a criar um “diário de bordo” desta viagem fotográfica, que estabelecesse um diálogo com nosso dileto protagonista. Cada fotorrepórter foi desafiado a construir sua própria narrativa, num clima de intimidade com Mário de Andrade, mostrando-lhe a realidade de nossos dias a partir da observação de sua vizinhança.

Fotos: Everaldo Acerbi, Flavia Aquelino, Gustavo Enrique, Marcos Smania. Texto: Regina Azevedo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s